skip to Main Content

Quatro maneiras pelas quais o monitoramento da cultura no campo pode ajudar a determinar o

  • Por Arable Staff

Four Ways In-Field Crop Monitoring Can Help Determine the Best Time to Spray

A janela de pulverização desempenha um papel fundamental na agricultura, afetando diretamente a eficácia de várias práticas de manejo, como controle de pragas, manejo de doenças e proteção de cultivos. Historicamente, os produtores contam com observações visuais, conhecimento histórico ou diretrizes generalizadas para determinar o melhor momento para pulverizar suas plantações. No entanto, esta abordagem geralmente leva a ineficiências e incertezas que podem resultar em perdas econômicas e danos ambientais. Felizmente, as novas tecnologias agrícolas provaram ser inestimáveis, permitindo que os produtores alcancem a proteção ideal das culturas e maximizem seus rendimentos de maneira sustentável.

Os custos de errar… e as vantagens de acertar

Uma janela de pulverização imprecisa pode gerar péssimas consequências. A pulverização feita no estágio de crescimento errado pode reduzir o nível de controle de insetos e doenças, resultando em menor qualidade e rendimento. Pulverizar em condições erradas leva ao desperdício de recursos – incluindo insumos, água e mão-de-obra – e possível deslocamento para as áreas vizinhas, contaminando os cursos de água ao redor e diminuindo a lucratividade.

Por outro lado, uma janela de pulverização precisa mitiga os danos às culturas, garante a absorção ideal de nutrientes, mantém a saúde do ecossistema local e maximiza a eficácia da aplicação, reduzindo a necessidade de pulverizações adicionais. Também otimiza o rendimento e a qualidade da colheita, o que pode contribuir para maiores retornos financeiros.

RISCOS de pulverizar na hora ERRADA

  • Eficácia reduzida
  • Danos na lavoura ou impacto na qualidade
  • Menores rendimentos
  • Perda de tempo e dinheiro
  • Risco para humanos
  • Danos ambientais

RECOMPENSAS de pulverizar na hora CERTA

  • Eficácia otimizada
  • Qualidade do cultivo aprimorada
  • Potencial de rendimento maximizado
  • Uso eficiente de tempo e dinheiro
  • Risco minimizado
  • Conservação da terra e da água

Uma nova era no tempo de pulverização

Na busca por maior eficiência e lucratividade, os produtores estão adotando cada vez mais a tecnologia para aprimorar as práticas de proteção de cultivos. Um tipo de tecnologia – monitoramento agrícola – está ganhando popularidade globalmente devido aos rápidos avanços em usabilidade e acessibilidade. As estações meteorológicas desajeitadas e de custo elevado que exigem uma equipe treinada para montar e requerem manutenção constante ficaram no passado. Os dispositivos agrícolas mais recentes são mais inteligentes, fáceis de usar e mais econômicos do que as gerações anteriores.

Ao fornecer informações hiperlocais e em tempo real sobre as condições ambientais, a saúde dos talhões e a pressão de pragas e doenças, os sistemas de monitoramento agrícola ajudam os produtores a otimizar seus programas de proteção de cultivos com decisões baseadas em dados. Aqui estão quatro maneiras pelas quais o monitoramento agrícola está ajudando os produtores a identificar o melhor momento para pulverizar.

1. Monitoramento ambiental em tempo real

A tecnologia de monitoramento agrícola equipa os produtores com dados ambientais em tempo real que impactam diretamente a proteção dos cultivos. Dispostivos com sensores integrados e que são instalados dentro da lacoura, como o Arable Mark , coletam informações cruciais como temperatura, umidade, chuva, velocidade do vento e molhamento foliar. Estes dados fornecem informações valiosas sobre as condições ambientais que podem afetar o desenvolvimento de pragas e doenças, permitindo que os produtores respondam proativamente a possíveis ameaças e ajustem seus cronogramas de acordo.

Além disso, os sistemas de monitoramento agrícola podem otimizar o gerenciamento de recursos, fornecendo informações sobre as condições atuais do campo para que os produtores possam determinar com mais facilidade a melhor época para pulverizar. A ferramenta de janela de pulverização da Arable, por exemplo, ajuda a planejar a aplicação com mais precisão e minimizar a deriva, identificando janelas de tempo em que as condições climáticas são previstas como ideais para a pulverização.

2. Detecção precoce de pragas e monitoramento da população

Outra vantagem importante do monitoramento em campo é a capacidade de detectar pragas precocemente e rastrear sua dinâmica populacional. Ao utilizar sensores, câmeras ou sistemas de armadilhas, os produtores podem identificar com precisão a presença e a gravidade das pragas em seus talhões. A detecção oportuna de pragas permite que os produtores intervenham nos estágios iniciais, evitando que as infestações se espalhem e causem danos significativos.

O Arable Mark 3 coletando dados ambientais, de plantas e de solo em uma lavoura de soja. O Mark 3 também tira imagens diárias do campo para detecção precoce de pragas e doenças.

3. Monitoramento do crescimento da cultura e análise fenológica

Compreender os estágios de crescimento das culturas permite um tempo preciso para aplicações de defensivos, garantindo a máxima eficácia e minimizando o risco de danos às culturas. A coleta de dados hiperlocais sobre o desenvolvimento da planta, taxas de crescimento e estágios de floração permite que os produtores alinhem o tempo de pulverização com os períodos vulneráveis ​​da cultura.

4. Apoio à decisão e análise de dados

Alguns sistemas de monitoramento agrícola podem ser integrados a sistemas de apoio à decisão ou fornecer análise de dados para aprimorar ainda mais os esforços de proteção de cultivos. Por exemplo, a plataforma de inteligência agrícola Arable utiliza algoritmos avançados para analisar os dados coletados e, em seguida, combina os dados com tendências históricas para fornecer informações aplicáveis ​​aos produtores. Estes elementos ajudam a prever surtos de pragas, doenças e identificar o melhor momento para pulverizar, considerando as condições climáticas atuais.

A plataforma de dados e análises da Arable combina dados agrícolas de alta qualidade e aprendizado de máquina para fornecer informações aplicáveis, como uma janela de pulverização precisa e outras decisões de manejo.

A última safra de tecnologias de monitoramento agrícola está transformando a maneira como os produtores planejam seus programas de pulverização. Com estas ferramentas para orientar uma janela de pulverização precisa, os produtores podem aumentar a produtividade dos talhões, protegendo o meio ambiente e contribuindo para um futuro mais sustentável. O tempo adequado de pulverização não é apenas uma prática recomendada que reduz insetos e doenças; é um investimento crítico no futuro da agricultura e do nosso planeta.

Pulverize na hora certa com Arable

Entre em contato conosco para saber mais sobre o sistema de monitoramentoagrícola da Arable e como ajudamos a determinar o melhor momento para pulverizar.

Fale Conosco
Back To Top