skip to Main Content

Pulse Hub, Raízen e Arable unem forças para tornar a produção de cana-de-açúcar mais sustentável

Com o nosso clima em constantes mudanças, produzir cana-de-açúcar de forma sustentável está se tornando cada vez mais difícil. Um novo projeto lançado pelo Pulse Hub, Raízen e Arable, apoiado pelo Fundo de Impacto Bonsucro, visa contribuir na resolução desse problema global.

A produção de cana-de-açúcar sofre com as mudanças climáticas

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, com uma produção estimada de 621 milhões de toneladas para a safra 2022-2023. Nos últimos anos, no entanto, as condições climáticas adversas impactaram na produção agrícola e na produtividade do setor sucroenergético brasileiro. A instabilidade climática chegou a influenciar em até 43% da eficiência produtiva da cana-de-açúcar em São Paulo. E uma das regiões mais afetadas é o Centro-Sul do país, que responde por aproximadamente 90% da safra brasileira de cana-de-açúcar, segundo dados do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

Março e abril de 2021 foram os meses mais secos do Brasil em um século, com precipitação 67% menor que a média histórica. Neste período, as chuvas no oeste paulista, que costumam variar entre 50 e 100 milímetros, somaram menos de 10 milímetros. Em dezembro de 2021, a estiagem paralisou a moagem de cana e a produção de açúcar na região. Algumas cidades locais, como Andradina, acumularam um déficit hídrico de 1.200 milímetros nos últimos quatro anos.

 

Source: Jornal da Cana

 

Além dos longos períodos de estiagem, as geadas também impactaram negativamente a produtividade, prejudicando a rebrota e retardando o desenvolvimento dos canaviais. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirmam que a combinação de seca e geada na região Centro-Sul do Brasil provocou queda de 10,6% na produção de cana-de-açúcar na safra 2021-2022 em relação à safra anterior.

Como se espera que os futuros padrões climáticos imprevisíveis coloquem pressão crescente sobre o setor agrícola, nunca foi tão importante adotar práticas de cultivo inovadoras e sustentáveis.

O Projeto de Sutentabilidade da Cana-de-Açúcar

Em um esforço para enfrentar estes desafios, o Pulse Hub, a Raízen e a Arable lançaram em conjunto um projeto de agricultura digital chamado “Rede de monitoramento para uso eficiente de água e defensivos na produção de cana-de-açúcar”. A Raízen é uma empresa referência em energia e líder em biocombustíveis, sendo também uma das maiores produtoras de cana-de-açúcar do Brasil. O Pulse, Hub de Inovação aberta da Raízen, tem como foco conectar startups às áreas de negócio da Raízen para oxigenar novas ideias e práticas que enriquecem tanto o agronegócio quanto as demais frentes de negócio da companhia.

 

Credit: Raízen Disclosure

 

O projeto reúne especialistas agrícolas e líderes de inovação digital com o objetivo de aumentar a produção sustentável de cana-de-açúcar por meio do uso de ferramentas digitais de inteligência agrícola. Os principais objetivos do projeto incluem:

  • Ajudar os produtores gerir melhor a sua produção de acordo com o microclima e mitigar os riscos climáticos;
  • Reduzir custos de produção e as perdas econômicas;
  • Preparar o setor de bioenergia para o futuro no Brasil e contribuir para a transição energética.

O projeto também está alinhado com vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, incluindo: ODS 2, Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 7, Energia Limpa e Acessível; ODS 8, Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 9, Indústria, Inovação e Infraestrutura; e ODS 12, Consumo e Produção Responsáveis.

Dado o propósito, relevância global e abordagem científica do projeto, o mesmo foi selecionado pelo Fundo de Impacto Bonsucro, uma iniciativa da Bonsucro que investe em projetos que abordam desafios críticos de sustentabilidade no setor sucroenergético.

 

O Fundo de Impacto Bonsucro contribui para projetos de sustentabilidade no setor sucroenergético.

Saber mais

 

Considerada como uma importante associação comercial global para a produção e comércio sustentáveis de cana-de-açúcar, o objetivo da Bonsucro é enfrentar desafios críticos no setor de cana-de-açúcar e impulsionar tanto a produtividade quanto o impacto positivo entre os seus 280 membros presentes em mais de 50 países.

A Bonsucro é a principal plataforma certificadora global de sustentabilidade para a cana-de-açúcar, uma das culturas mais importantes do mundo. O propósito da Bonsucro é acelerar coletivamente a produção e práticas sustentáveis da cana-de-açúcar e possui mais de 280 membros em mais de 50 países.

Uma abordagem estratégica

A metodologia do projeto inclui testar e validar o uso eficiente de água e defensivos relacionados à cultura e às condições climáticas e consiste em três etapas: 1) implementação, 2) monitoramento e 3) avaliação.

Implementação

Como participantes do projeto foram selecionados fornecedores de cana-de-açúcar participantes do programa Jornada Cultivar da Raízen. E a Arable instalou dispositivos de monitoramento agrometeorológicos diretamente em suas plantações de cana-de-açúcar para monitorar e coletar medições em tempo real do clima, da planta e do solo no canavial.

O Jornada Cultivar reúne mais de 320 fornecedores que representam aproximadamente 80% do volume de cana-de-açúcar adquirido pela Raízen e entrega diversos benefícios a esses fornecedores por meio de produtos e serviços focados em quatro frentes principais: aumento de produtividade, benefícios, eficiência financeira e gestão de pessoas.

 

Antes do lançamento em grande escala, o teste piloto será realizado na microrregião da cidade de Araçatuba, no estado de São Paulo.

 

Segundo Ricardo Campo, coordenador de Inovação Aberta da Raízen e gestor do Pulse, “ao conectar nossos parceiros do Jornada Cultivar e a startup Arable neste projeto, maximizamos nossa missão ao impulsionar as boas práticas junto aos nossos fornecedores de cana parceiros”.

Monitoramento

A solução de inteligência agrícola da Arable combina dados climáticos, de plantas, solo e irrigação coletados pelo Arable Mark, um dispositivo de monitoramento agrícola de última geração, com modelagem avançada e aprendizado de máquina. Os dados coletados pelo Mark são carregados automaticamente na nuvem e, em seguida, modelados pela inteligência de análise de dados da Arable para fornecer informações abrangentes, em tempo real e acionáveis sobre as lavouras. Os dados são apresentados ao usuário por meio de um aplicativo móvel, plataforma web e API.

 

A solução de inteligência agrícola da Arable é o Arable Mark – um dispositivo portátil de detecção e monitoramento agrícola movido a energia solar. Com instalação em menos de 10 minutos, coleta dados climáticos, da planta e do solo nas lavouras, sendo transmitidos automaticamente para a nuvem.

 

Com as informações específicas da lavoura disponíveis na palma da mão, os produtores possuem um acesso fácil às informações necessárias para tomar as decisões certas no momento certo, incluindo previsão do tempo e alertas que ajudam a otimizar o uso de água e outros recursos.

Segundo Caio Souza, meteorologista da Arable no Brasil, “A Arable tem ajudado agricultores em mais de 30 países a melhorar a produtividade, com histórias de sucesso na redução de água e defensivos. No Brasil, vemos um grande potencial para contribuir com as práticas sustentáveis da cana-de-açúcar, cultura de grande relevância na produção de alimentos, energia e para a economia do país.”

Avaliação

O projeto foi lançado em dezembro de 2022 e os resultados iniciais são esperados para meados de 2024. Ele será monitorado e avaliado de forma consistente ao longo deste período para que os organizadores possam entender e compartilhar melhor como a transformação digital na agricultura pode tornar a produção agrícola mais inovadora, sustentável e resiliente.

Segundo Bruno Périco, coordenador de desenvolvimento de negócios e parcerias da Raízen: “Entendemos que os produtores são mais propensos a adotar práticas sustentáveis quando estimulados. Nesse quesito, o acesso a novas ferramentas e o compartilhamento de práticas agrícolas responsáveis exercem um papel fundamental no setor, e serão incentivados continuamente junto aos nossos parceiros”.

Back To Top