skip to Main Content

Caburé lidera em inovação na Argentina

A ciência de dados pode até ser abstrata, mas o que a Arable fornece para nossos clientes é bem concreto. Nós fornecemos aos produtores de todo o mundo as informações agronômicas de que eles precisam para tomar decisões seguras em tempo real. Na Argentina, a Caburé é a equipe que leva a Arable para o campo. Veja como eles ajudam seus clientes a alcançarem o sucesso.

Felix Casabal, que fundou a Caburé em 2018 com o matemático Sebastian Sosa, aproveita sua experiência com agricultura e negócios para reunir agricultores, produtores de sementes e agrônomos que querem tomar decisões baseadas em dados. Gonzalo Villañe Tapia, engenheiro de TI, completa a equipe da empresa como parceiro. Juntos, eles oferecem uma plataforma com fluxos de dados climáticos e de campo integrados, disponibilizados na web e em seu app com assinatura mensal. Desde que começaram a reportar a ocorrência de chuvas pelo Twitter, eles continuam a vencer barreiras com ideias inovadoras e insights agronômicos práticos ​​para produtores de todo o país.

0_vs1-k7xVTntqfwNl.jfif

Felix Casabal (à esquerda) em uma visita de campo organizada por Tomas Hnos.

A flexibilidade é essencial na Argentina, e as soluções devem ser personalizadas de acordo com as necessidades do campo. “Nós trabalhamos duro para identificar os problemas que cada plantação apresenta durante o processo de análise e decisão”, diz Felix. Os clientes podem conectar suas próprias estações meteorológicas à plataforma Caburé ou adicionar o Mark 2 da Arable e o conjunto de sensores incluso. Seja como for, ele e sua equipe trabalham em conjunto com seus clientes para garantir o sucesso contínuo. Esta ética de colaboração e aprendizagem é essencial para seu trabalho. “Nossa filosofia é a de que o trabalho não termina com a instalação do dispositivo Mark. Ela é apenas o começo.”

0__Ls_k4OMb_qrDN2R.jfif
Equipe da Caburé e da Arable na ExpoAgro na Argentina, em março de 2020. (esq. p/ dir.) Gonzalo Villañe Tapia, Jess Bollinger, Sebastian Sosa, Walter Jove e Felix Casabal.

O foco da Caburé na resolução de problemas resulta em parcerias fortes com os líderes da indústria. Além da GDM e da Bayer, pilares da agricultura, a equipe começou a trabalhar recentemente com a inovadora produtora de sementes SANPA Semillas para instalar dispositivos Mark 2 em seus campos. Comprometida com a gestão ética e responsável dos recursos, a empresa agora é capaz de rastrear dados climáticos e alinhar suas práticas com esse propósito através de P&D experimental com sementes de oleaginosas, milho, trigo, soja, sorgo e girassol. A RAVIT Agro, uma empresa agtech argentina com a grande missão de construir uma rede de dados colaborativa para ajudar agricultores a entender melhor o impacto sazonal de mais de 100 variáveis, acaba de implementar vários dispositivos Mark 2 utilizando as análises fornecidas pela Caburé.

0_YBsh1cTHm9V2yXr1.jfif
Felix Casabal (abaixo à direita) com Esteban Tronfi (à esquerda) e as equipes RAVIT e Dos Ríos Agro em Despeñaderos, Córdoba (janeiro de 2020).

Engenheiros agrônomos renomados que trabalham em soluções para os desafios climáticos locais enfrentados por agricultores argentinos também contam com os dados da Arable. O agrônomo Gustavo Thiessen, especialista em grãos conhecido por ser o pioneiro em testes de baixa densidade com milho no sul da Província de Buenos Aires, usa nossos dispositivos Mark e trabalha com a Caburé para fortalecer seus dados de pesquisa. O acesso aos fluxos de dados precisos da Arable sobre a plantação e o clima, que são atualizados em tempo real a cada 30 minutos, permite que ele compare e ajuste suas decisões genéticas e de gestão para cada ambiente individualmente. Empresas como Dekalb, Nidera, Limagrain, Don Mario, Illinois, NK Semillas, Brevant, Macro Seed, La Tijereta e Pioneer participam dos testes de Thiessen.

0_qv9Mvq2Fix7KLTOP.jfif
Gustavo Thiessen instalando um Mark 2 em Coronel Dorrego, Buenos Aires.

Matias Cambareri é outro cientista da região que confia nos dispositivos Mark 2 da Caburé. Matias é engenheiro agrônomo com especialização em agrometeorologia, consultor privado, professor e pesquisador em gestão de recursos hídricos na Faculdade de Ciências Agrárias (UNMdP) e no Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA). Ele usa o Mark 2, que ele considerou fácil de instalar, para monitorar as mudanças nos padrões hídricos e de chuva, entre outras descobertas que ele publica em um relatório mensal para produtores, consultores agrícolas e especialistas do setor.

Assim como os líderes da indústria e pesquisadores que confiam na tecnologia da Arable, Walter Jove, gerente de parcerias da Arable na América Latina, também gosta de trabalhar com a Caburé. Ele viaja da nossa sede na Califórnia para passar dias no campo com Felix e sua equipe, com a finalidade de trocar ideias sobre como a tecnologia e os insights da Arable podem ser otimizados por agricultores sul-americanos. “Além de serem especialistas em agricultura e tecnologia argentinas, Felix e sua equipe na Caburé têm feito um trabalho bastante importante em conjunto com alguns dos produtores mais inovadores e bem-sucedidos do país”, diz Walter. “Eles têm uma compreensão clara da importância dos dados climáticos e das plantas para o sucesso das operações agrícolas. Além disso, trabalhar com eles é muito divertido. Eles fazem um show à parte com seu churrasco e músicas típicas, e eu já estou ansioso para voltar e visitá-los novamente.”

Quer saber mais sobre a adoção da agrotecnologia (agtech) na América do Sul e os desafios que os agricultores argentinos enfrentam? Confira o vídeo “Farming Fast and Slow Episode 12: An Interview with Argentinian AgTech Entrepreneurs, Caburé.” (No idioma espanhol.)

Back To Top